quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pequenas empresas

Um artigo, escrito por Thaís Alves, consultora de Comunicação e Imagem
Fonte: http://www.megabrasil.com.br/colunistas2.asp?codcol=15

Você, que já é seu próprio patrão ou está se preparando para ser, saiba: o sucesso depende de três pontos fundamentais. Um bom produto ou serviço, uma excelente comunicação com o cliente e muita paixão por aquilo que você faz.
Pensa-se que vender boas idéias é fácil, enganou-se também! Os tempos modernos exigem que você, além de inteligente, seja um bom comunicador. Saber conquistar clientes, parceiros e equipe são o segredo capaz de transformar seu sonho em realidade.
Você é a voz do seu próprio negócio, e é sua boa comunicação, quem venderá seus produtos e serviços. Aprimorar-se na arte de conquistar clientes através da comunicação, é imprescindível, para o andamento satisfatório de qualquer negócio.
A primeira providência a ser tomada, é fazer uma auto-análise para checar como está sua comunicação interpessoal. Analise alguns pontos, tais como: como está sua relação com os clientes? Como vai seu carisma e simpatia? E seu entusiasmo? Ou você é daqueles que acha que isso não tem a menor importância? Como está sua objetividade de raciocínio e seu poder de argumentação?
Após responder a essas perguntas, é preciso tomar algumas atitudes, que sem dúvida, facilitarão suas relações comerciais, além de fortalecer seu marketing pessoal.Seguem algumas dicas simples e úteis, para a conquista de clientes e parceiros:

1- Saia do centro das suas preocupações e pare de pensar só no seu ponto de vista. Enxergue o assunto sob uma nova ótica. Isso quer dizer: ponha-se no lugar do outro e imagine o que ele quer, anseia e pensa. Isso fará com que você esteja um passo à frente nas negociações, reuniões, ou na busca de soluções de problemas. Ser antenado é meu primeiro conselho.

2- Ouça até o pensamento da pessoa que está a sua frente. Experimente estar em tal sintonia com ela, que você será capaz de ouvir até o que ela não diz. Imagine-se como se você fosse uma grande antena parabólica, captando todos os sinais, expressões e aprovações. Isso fará você ter sincronismo no diálogo e com isso ganhará muitos pontos a favor.

3- Olhar é uma das artes mais bonitas da comunicação. Olhe com entusiasmo a tudo. Fale do seu produto ou negócio com brilho nos olhos. Isso dará a sua fala, uma grande profundidade. Olhe e cative.

4- Ficar calmo é o maior segredo de quem precisa se comunicar. Saiba: sempre alguma coisa ou alguém vai querer tirá-lo do sério e quanto mais você esbravejar, pior a situação ficará. Contar até três, dez ou mil é o grande passo de crescimento e maturidade. Para ser dono do seu próprio negócio, primeiramente seja dono do seu próprio nariz e do ar que entra por ele. Mantenha a calma e respire bem.

5- Falar é um exercício constante de vender idéias, argumentar com inteligência, conquistar parceiros e clientes e fazer-se respeitar. Fale com ordem, com calma, e principalmente com foco. Tome cuidado para não ser prolixo, e nem duro demais; cuidado com gírias ou palavras grosseiras, mas o principal é: faça o outro entender o que você quer dizer. Lembre-se: é principalmente pela fala que nos comunicamos, que interagimos e vendemos nossos “produtos”. A fala precisa ter sempre um assunto principal e dentro dele, uma idéia única e marcante.

6- Vamos falar agora do seu corpo. Tenha sempre uma boa postura, pois somos “porta vozes” de nossas histórias e idéias. Tenha cuidado para não ter o corpo cansado, desanimado, zangado, soberbo ou desconfiado. Ter um corpo equilibrado mostra que o dono dele, tem atitudes equilibradas também. A verdadeira elegância começa na boa postura.

7- Sétimo e último conselho para quem quer se comunicar e conquistar: tenha bom humor, alegria e otimismo. Todos detestam os mal humorados, os preocupados, ou azarados. Não se queixe e nem se lastime, nem que as coisas não estejam correndo tão bem quanto você gostaria que estivessem. Bom humor não significa contar piadas, mas sim transmitir que você está de bem com tudo e todos.Se você seguir esses sete pequenos conselhos, sem dúvida será um grande vendedor de suas idéias, produtos e serviços.Para que tudo dê certo você tem muito trabalho à frente e muitas coisas a fazer. Prepare-se para suar a camisa, arregaçar as mangas e colocar mãos a obra e assim seu negócio vai estar em equilíbrio entre ação e comunicação.

Mais informações sobre comunicação e marketinh no site:
http://www.megabrasil.com.br

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