quarta-feira, 18 de julho de 2012

Marketing de Guerrilha


O que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha é uma das muitas ferramentas de marketing, onde o foco é não necessitar da compra de mídia, e através de soluções criativas gerar boca a boca e mídia espontânea.O termo marketing de guerrilha nasceu nos anos de 1980, fazendo uma clara referência a guerrilha bélica.

O principal exemplo de guerrilha que temos foi a guerra do Vietnam, onde um exército pequeno, sem armas, sem equipamentos e artifícios, utilizou do seu conhecimento do território, e da criatividade para enfrentar todo o arsenal e tecnologia americana.

O marketing a guerrilha surgiu com o mesmo propósito, as pequenas empresas, que não tem recursos financeiros suficientes para comprar espaço nas grandes mídias, conseguir utilizar de criatividade e estudo do território (mercado) para fazer uma campanha impactante, atingindo o publico alvo que deseja e gerar boca a boca.

Marketing de guerrilha visa a conquista da mídia espontânea. Entenda o que é isso:

Acesso à mídia espontânea é conseguir espaços gratuitos na mídia tradicional, ou seja, fazer uma campanha de impacto no mundo real e digital, que gere um grande buzz (bochico, estouro, boca a boca), assim chamando a atenção das mídias tradicionais (como o rádio, tv e internet com sites e blogs), então estas veiculam uma notícia, um destaque sobre a campanha, o que geralmente traz mais resultados do que um espaço comprado em jornais, revistas e programas de TV, além de dar mais credibilidade pois foi veiculado por um meio de comunicação renomado, não é manipulado e gera comentários e maior repercussão.'

Os propósitos do Marketing de Guerrilha:

- Relacionar pessoas com uma marca ou uma ideia;
- Chamar a atenção;
- Mostrar algo inédito;
- Fazer o cliente participar ativamente da campanha;
- Inspirar e engajar pessoas;
- Dar voz e vez à marca no mercado;
- Criar assuntos, comentários;


Nenhum comentário:

Postar um comentário