Tipos de Marketing de Guerrilha, Conceitos Inovadores e Criativos
Fonte: Site da Agencia HURRA!
www.hurra.com.br
Estava viajando pelos sites de marketing político e me deparei com o da HURRA! e achei muito interessante as táticas de marketing de gjuerrilha que usam para seus clientes, são bem curiosos os métodos e os nomes dados a cada conceito, confira aqui um resumo de cada:
Mkt Urbano
É nesse tipo de intervenção que os próprios elementos das ruas fazem com que a guerrilha aconteça. Objetos como postes, vagas de trânsito ou até mesmo a calçada aonde você corre todos os dias podem vir a ser base para uma ação extremamente criativa e inovadora.
Free Midia
Ações de guerrilha bem planejadas impactam e chamam a atenção não só do público-alvo do cliente, mas também de mídias como rádio, TV, jornais e revistas, fazendo com que, a partir de uma verba reduzida, seu produto ou marca seja transmitido pelos vários meios e veículos sem nenhum custo!
Corpo a corpo
A intenção é proporcionar uma abordagem mais pessoal, na qual shows, apresentações-relâmpagos (Flashmobs) ou blitz diferenciadas compõem ações estratégicas dentro do Marketing de Guerrilha, gerando interação do público com a marca.
Emboscada
Com um bom planejamento, é possível aproveitar qualquer tipo de evento para promover sua marca, com a vantagem de investimento apenas na produção, sem serem necessários custos de mídia.
Astroturfing
Para que se pareçam espontâneos e instintivos, criamos movimentos sociais e populares ou, até mesmo, geramos buzz em torno de celebridades, com base em algum produto ou marca. Isso é feito para que as próprias pessoas se encarreguem de distribuir a mensagem.
Viral e Redes Sociais
Vídeos inusitados, engraçados ou situações quase impossíveis de acontecerem são planejados única e exclusivamente para gerar grande repercussão boca a boca, fazendo com que o maior número de pessoas visualizem a marca.
Essa repercussão também será gerada a partir das Redes Sociais, com um contínuo monitoramento para a mensuração de resultados.
Mala Direta
As malas diretas tem que ser elaboradas com muita criatividade, fazendo com que a encomenda seja interessante, inovadora e útil para o destinatário.
Mídias Especiais:
Projeção
Uma das maneiras menos invasivas de interação com o consumidor. Usando projetores portáteis ou ligados a geradores de energia, vamos às ruas para estampar a sua marca nos mais inusitados pontos da cidade, sem conflitos com a lei. Quando mapeada, podemos nos adaptar às estruturas de edifícios e “brincar” com peculiaridades como pilastras e janelas, criando efeitos extremamente realistas.
Cabides
Estruturas em formato de cabides personalizadas com o layout do cliente que são entregues em uma rede de lavanderias. São mais de 760 pontos de distribuição em todo o país, sendo possível adaptar a demanda de acordo com o público-alvo e região.
Coffee Midia
Peça que é entregue junto ao café, no formato do piris. Um jeito fácil e relativamente barato de se comunicar sem dispersão de mensagem, pois nesse momento o público se encontra altamente receptivo.
Graffitti
Depois do impasse colocado pela Lei Cidade Limpa na cidade de São Paulo, o Graffiti Patrocinado surge hoje como a principal forma de arte urbana e também de publicidade, sendo possível uma empresa expor a sua marca. O cliente também escolhe o tema da obra, que pode remeter ao seus conceitos e essência.
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